domingo, 29 de junho de 2014

Férias





É HORA DE FÉRIAS

  

O período de expectativa de férias sempre deixa as crianças mais excitadas, ficam totalmente eufóricas esperando o momento da tal viagem. E é justamente nesse período que o clima da casa fica mais carregado e tenso, em função de todos os preparativos e atividades domésticas extraordinárias, visitantes chegando, parentes telefonando, todo mundo preocupado.
Tomar certas medidas com antecedência sempre ajuda a evitar as complicações bem como amenizar o clima estressante de preparativos.
Os pais podem entreter as crianças com algum jogo diferente, ou mesmo propor atividades para mante-las ocupadas, evitando os tumultos dos preparativos finais.
Fazer as malas, pensar no que vai levar, não esquecer de nenhum detalhe, nem mesmo aquele acessório indispensável, são tarefas que exigem uma certa elasticidade de tempo para serem cumpridas com eficiência. O ideal seria deixar uma lista à vista alguns dias antes da partida, podendo ser fixada na porta da geladeira, na mesa do escritório, enfim em lugares de fácil acesso e pratico. Nessa lista deve-se anotar todos os itens que precisam ser lembrados antes do embarque, até mesmo atividades para serem realizadas com antecedência. No dia do embarque é preciso conferir item por item e vistar, dessa forma dificilmente haverá surpresas no final.
Algumas famílias se preparam deixando prontas algumas malas com utensílios que possam ser armazenados alguns dias antes, assim na última hora fica mais leve e tranqüilo cuidar do restante da lista.
A praia é sempre um lugar de diversão e alegria para todos. Mas a água e areia podem representar para seu filho uma área pouco familiar. Algumas crianças não se acostumam logo com o mar, sentem medo e evitam se aproximarem. Ao contrário do que muitos pais fazem, forçar os pequenos a brincar no mar não é a melhor opção para resolver a questão. Devem sim, aproximá-los aos poucos, lentamente a criança se familiariza com a água. Os pais podem levar brinquedos de borracha para que a criança os deixe sobre a água boiando, essa é uma forma inteligente de ajudar a criança a perceber o que seu próprio corpo poderá conseguir fazer também.
Os baldinhos de areia, os moldes para preencher de areia e até mesmo uma piscininha de plástico para a criança entrar e se refrescar também são formas que a aproximam das delícias do mar.
Algumas crianças têm verdadeira repulsa com a areia, pois acredita que vai se sujar e isso as incomoda, nesses casos os pais devem mostrar que mexer na areia, assim como brincar com ela pode ser muito bom e não significa estar sujo, pelo contrário a areia deixa a pele mais macia e lisinha. Aqui conta muito o exemplo dos pais.
As férias podem ser deliciosas, basta para isso um pouco de organização e disciplina para que tudo dê certo. Embora seja época de relaxar e descansar, com organização, divisão de tarefas e muito bom censo para tomar as decisões que agradem a gregos e troianos, tudo pode acabar em festa.



                                                                                  Eliane Pisani Leite
                 Psicologia – Acupuntura
Psicopedagogia - Neuropsicopedagogia

   Autora dos livros:
    Pais EducAtivos
   Brinquedos e brincadeiras
A importância da mulher na Sociedade


Nenhum comentário:

Postar um comentário