domingo, 29 de junho de 2014

Yoga Hormonal




YOGA HORMONAL


Antes de falarmos sobre a Yoga hormonal, é conveniente fazer algumas explanações sobre o que são os hormônios e suas funções na saúde dos seres humanos.
Hormônios são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células. Eles regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo.
Os hormônios femininos são regulados pela interação entre os órgãos hipotálamo (região do cérebro onde se encontram numerosos centros do sistema nervoso), a hipófise (glândula endócrina de funções múltiplas) e os ovários. Dessa forma, uma alteração nessas funções altera a produção hormonal. Outros fatores como: frio, calor, viagens, altitude, stress e fatores emocionais podem afetar o funcionamento hormonal feminino. 
Em ciclos mensais, geralmente de 28 em 28 dias, as mulheres ovulam, ou seja, a consequência desse fenômeno da natureza é conhecido como menstruação. Alguns dias que antecedem a menstruação, muitas mulheres costumam sentir alguns sintomas, entre eles as cólicas que são motivos de frequentes queixas, elas podem ter origem nas doenças pélvicas ou inflamações como no caso de más posições uterinas, principalmente a retroversão e a endometriose ou adenomiose  (distúrbio em que as glândulas do revestimento uterino crescem no fundo da parede uterina, fazendo-a sangrar na menstruação) ou simplesmente ser dismenorreia primária, a forma mais comum e que não está associada a doenças ou problemas físicos. Geralmente as cólicas provocam sintomas de desconforto como dores fortes na região abdominal.
Esses períodos que antecedem o fluxo menstrual (sangramento devido a descamação das paredes uterinas), é conhecido como TPM – Tensão Pré Menstrual. Algumas mulheres ficam mais irritadiças, impacientes e algumas vezes ocorre um descontrole emocional importante que pode acarretar em prejuízos na qualidade vida.
A menopausa é o término permanente dos ciclos menstruais femininos resultantes da perda da atividade folicular dos ovários, que leva a diminuição da produção de hormônios, sendo esse processo observado por 12 meses consecutivos.
A falta desse hormônio feminino, o estrogênio, pode trazer consequências desagradáveis à mulher. Muitas reclamam de fortes ondas de calor, insônia, depressão e irritabilidade, podendo ocasionar doenças como osteoporose e aumento do colesterol.
Hoje em dia uma alternativa para enfrentar essas questões da saúde feminina é a pratica do Yoga.
A palavra Yoga vem do sânscrito Yuj, significa união entre corpo e mente. Sua pratica fortalece a musculatura, promove o alinhamento da postura o caminho para o equilíbrio, a introspecção e o autoconhecimento, além de melhorar a respiração. Sem falar do rejuvenescimento das células, atuando como um anti radicais livres naturalmente com os ásanas.
A prática do Yoga pode contribuir para o alívio desses incômodos, pois age no relaxamento do sistema nervoso, equilíbrio do sistema endócrino, aumento da circulação do sangue e oxigênio nos órgãos reprodutivos e fortalecimento dos músculos ao redor destes órgãos. Também pode ajudar o hipotálamo a regular os hormônios, pois estimula o relaxamento, diminui o nível de stress e reeduca o indivíduo a respirar corretamente. 
Atualmente existe uma modalidade dentro da pratica do Yoga chamada por Yoga Hormonal, onde os ásanas (posturas da pratica) são estudados e organizados em uma sequência específica com o intuito de trazer conforto e saúde nesses períodos femininos mais críticos.
Não restam dúvidas que buscar uma pratica que traga tantos benefícios reunidos é uma atitude inteligente, onde o stress, a falta de tempo, as doenças da época costumam acometer tantas pessoas ao mesmo tempo. 

Eliane Pisani Leite
Psicóloga   Acupunturista  Neuropsicopedagoga
Terapeuta Floral   Instrutora de Yoga
Autora dos livros:
    Pais EducAtivos;
    Brinquedos e Brincadeiras
       A Importância da Mulher na Sociedade



Nenhum comentário:

Postar um comentário