domingo, 29 de junho de 2014

O que é Terapia Floral?




O que é terapia floral ?

  
Desde os primórdios dos tempos sabe-se que a natureza dispõe de recursos capazes de prevenir e de curar as enfermidades, como ervas, plantas e árvores divinamente enriquecidas.
O medico inglês, doutor Edward Bach teve como missão descobrir e pesquisar, as trinta e oito essências que são remédios para tratamento de desequilíbrios mentais e emocionais, e hoje chamamos de florais de Bach.
Foi na Inglaterra, mais especificamente em sua casa Monte Vernon que doutor Bach pesquisou, cultivou e testou suas descobertas.
Durante a primeira guerra mundial, doutor Bach trabalhou intensivamente, sendo responsável por quatrocentos leitos de feridos no hospital universitário.
Naquela época, pode observar como os pacientes reagiam diante das enfermidades e como essa reação influía no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a diferentes pessoas nem sempre curava a mesma enfermidade, que medicamentos eficazes para algumas não atuavam em outras, e que pacientes similares em temperamento melhoravam com o mesmo remédio.tornou-se para ele evidente que, no tratamento das enfermidades, a índole do paciente tinha mais importância que seu corpo físico.
Guiado por impulsos, foi para Gales, em setembro de 28, voltando com as duas primeiras flores do seu sistema: Impatiens e Mimulus. Usou-as com grande êxito. Logo depois encontrou Clematis, e tão grande foi o resultado do uso destas flores com seus pacientes que abandonou as vacinas, permanecendo apenas com elas.
Em 1929, aos 43 anos de idade, Dr Bach era respeitado por alopatas e homeopatas de toda Europa.
Estava em pleno êxito profissional como clinico e pesquisador, quando, obedecendo a um chamado interior, abandonou sua rotina, e se mudou para o campo assim pesquisando novos remédios.
Quando voltou à civilização , constatou a eficácia dos medicamentos descobertos e compreendeu a grande ajuda que poderiam dar à humanidade doente.
O Dr. Bach, médico clínico e homeopata, dizia que este sistema de tratamento seria a Medicina do Futuro. Acreditava que a doença era o resultado do conflito entre a alma e a mente, e que só seria erradicada por meio de esforços mentais e espirituais. Acreditava também que a atitude mental tinha um papel vital na manutenção e recuperação da saúde.
O objetivo do tratamento com florais é dar ao paciente o apoio que necessita para lutar contra doenças, harmonizando a depressão, a ansiedade, os traumas ou outros fatores emocionais que impedem a cura física.
Os resultados foram tão positivos que não foi necessário nem divulgação, as pessoas que utilizavam indicavam aos amigos e conhecidos e dessa forma os florais de Bach ficaram conhecidos em todo o mundo.
Atualmente sim, são feitas divulgações, publicações para levar ao conhecimento de todos seus benefícios, porém isso acontece hoje depois de 69 anos de sua descoberta.
Apesar de terem aparecido várias linhas de florais, os florais de Bach autênticos são, completos e atendem a todas as necessidades e características humanas, isso cientificamente comprovado.
A Terapia Floral tem varias vantagens sobre os outros tratamentos.
Os remédios são feitos a partir de plantas, flores e árvores da Natureza, sendo que nenhuma é venenosa ou capaz de causar algum mal, independentemente da quantidade que foi ingerida.
Existem 38 essências e nelas encontramos o (s) tipo (s) certo (s) para indicar ao paciente, sendo que para cada frasco do remédio podemos indicar até 06 essências diferentes, mais que essa quantia não é recomendável.
O paciente deverá tomar 04 gotas, 04 vezes ao dia, ou ao critério do profissional que faz a prescrição. Comumente, o paciente ao longo do tratamento começará esquecer de tomar regularmente, este será um sinal que os sintomas que estavam sendo tratados com essa fórmula já estão fazendo efeito e diminuindo a atenção sobre os mesmos.
O tratamento funciona com uma “cebola”, no início vamos tratando as primeiras camadas da queixa até atingirmos o núcleo do problema.
Todas as pessoas podem se beneficiar do tratamento, pois não há contra-indicação de interação medicamentosa.
Os problemas emocionais bem tratados poderão trazer ou evitar problemas de ordem física mais sérios.
A Terapia Floral serve como coadjuvante para qualquer outro tratamento, trazendo alívio e cura mais rapidamente.




                                                                                 
                                                                           Eliane Pisani Leite
Psicóloga
Psicopedagoga
Neuropsicopedagoga
Acupunturista
Terapeuta Floral
Autora dos livros:
Pais EducAtivos
Brinquedos e Brincadeiras

A Importância da Mulher na Sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário