domingo, 29 de junho de 2014

Onicofagia - Roer unhas




ONICOFAGIA – ROER UNHAS



Termo estranho, porém trata-se apenas da nomenclatura cientifica para o ato de roer unhas.
Roer as unhas pode ser visto como um cacoete ou um gesto que esta ligado a um estado de tensão emocional, costuma aparecer por volta dos cinco anos de idade e é frequente nas crianças e adolescentes, pode-se estender até a fase adulta onde acaba se tornando um hábito.
Geralmente tem raízes na infância, e esta relacionado com a agressividade. Podendo ainda estar relacionado com algum problema de ordem física ou mental.
Qualquer pessoa quando se defronta com situações angustiantes podem desenvolver o hábito de roer unhas.
Muitos pais procuram medidas para prevenir tal situação, utilizando castigos, passando pimenta nos dedos, ou ainda tomando medidas que nada contribuem para a solução do problema, pois a criança que rói unhas pode ter um sério distúrbio nervoso, uma inadaptação social ou até mesmo uma neurose, portanto a repreensão só aumentará o estado de nervosismo da criança.
Nesses casos é necessária uma avaliação por parte dos adultos que cuidam da criança para avaliar o que pode estar deixando a criança suscetível a estados de apreensão e tensão emocional.
Um ambiente familiar onde a criança encontre segurança, compreensão e afeto sempre favorecem a saúde física e mental da criança.
Outro aspecto é não atribuir à criança responsabilidades acima de suas condições para sua idade. A tendência hoje em dia é exigir cada vez mais que as crianças assumam determinadas tarefas que antes eram compartilhadas com os pais, porém com a crescente falta de tempo, excesso de trabalho dos adultos, acabam sendo atribuídas tais tarefas à própria criança. Com a responsabilidade de executar tais compromissos e muitas vezes sem ter condições prévias para tal execução, acabam desenvolvendo sintomas físicos ou cacoetes como uma medida paliativa para lidar com o problema.
Os pais ou os adultos que cuidam dos pequenos devem sempre estar atentos para tais comportamentos, e quando constatarem tais  sintomas, procurar identificar a causa e tentar resolver o problema, não deixando que o problema tome proporções maiores, se isso acontecer um profissional deverá ser consultado.
Algumas pessoas chegam a roer as unhas até que essas sangrem, e algumas vezes encontramos quem roa inclusive as unhas dos pés, o que se constitui numa situação grave, envolvendo tensão emocional muito grande, sendo necessário tratamento clínico, em virtude das ulcerações provocadas.
Como medida paliativa os pais podem manter sempre bem cortadas as unhas das crianças.
É sempre aconselhável que se resolva o problema ainda na infância, pois se chegar na idade adulta, a correção torna-se mais difícil.  


                                                                                 
               Eliane Pisani Leite
            Psicologia – Acupuntura
Psicopedagogia - Neuropsicopedagogia

   Autora dos livros:
·        Pais EducAtivos;
·        Brinquedos e brincadeiras;
·        A importância da mulher.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário