domingo, 29 de junho de 2014

Transtornos de Personalidade - Fobias




TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE – FOBIAS




Hoje cresce o número de casos de pessoas (adultos e crianças) que sofrem de fobias. Sejam elas sociais ou especificas.
O medo é um sentimento de auto defesa em face de um perigo real ou imaginário. Ele é necessário para a preservação da espécie, em padrões normais.
Quando o medo toma proporções exageradas, a ponto de impedir que as atividades cotidianas sejam executadas, é hora de procurar tratamento, pois já estamos falando das fobias.
Essas fobias estão dentro da categoria de doenças que em Psicologia chamamos de Transtornos de Personalidade. Dentre essa categoria de doenças, hoje é muito comum ouvirmos falar de Síndrome do Pânico.
De acordo com a descrição do DSM-IV, um Ataque de Pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de “ficar louco” ou perder o controle.
A característica essencial de um Ataque de Pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto acompanhado, por pelo menos 4 sintomas somáticos ou cognitivos (mencionados acima).
- Procure não evitar situações que provoquem medo, isso só irá petrificar as sensações;
- Conheça mais sobre o objeto de seu medo, procure desmistificá-lo;
- Leia bons livros, assista bons programas de TV;
- Procure sempre ficar em companhias agradáveis, com pessoas de alto astral. Estude o comportamento dessas pessoas;
- Definitivamente deixe o sedentarismo de lado. Mexa-se. Faça caminhada pelo menos três vezes por semana, em períodos de no mínimo meia hora;
- Pratique a Hatha Yoga, a Yoga tradicional e milenar, pois nessa modalidade você vai aprender a meditar, técnicas respiratórias para relaxamento, bem como a respiração correta, ela desenvolve a concentração e trabalha a coordenação motora, além de se beneficiar com os alongamentos e os asanas, que são as posturas dos exercícios físicos nela praticados;
- A acupuntura alivia rapidamente a ansiedade;
- Se o medo for intenso, vá aos poucos se aproximando do que teme. Se mesmo com todas essas dicas seu medo não diminuir, então procure ajuda de um Psicólogo para fazer uma Terapia de Apoio e se necessário um Psiquiatra para medicá-lo, enquanto efetua seu tratamento terapêutico;
Hoje já sabemos através dos estudos da metanálise mundial que o tratamento da Terapia Comportamental Cognitiva é a que tem dado mais resultados positivos e em curto prazo em alguns Transtornos de Personalidade.


                 Eliane Pisani Leite
              Psicologia – Acupuntura
Psicopedagogia - Neuropsicopedagogia

   Autora dos livros:
·        Pais EducAtivos;
·        Brinquedos e brincadeiras;
·        A importância da mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário