sábado, 12 de julho de 2014

Educação Social nas escolas públicas e particulares





EDUCAÇÃO SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES


Tenho me deparado com situações cada vez mais freqüentes nas portas das escolas, nos centros comerciais e nas ruas de um modo geral. A falta de educação no trânsito e nas relações interpessoais, tudo em nome da “pressa”, da “correria” e dos compromissos.
Pergunto-me se realmente é necessária a má educação para cumprir horários e compromissos.
Nas portas das escolas, quando os pais deixam os filhos, observo uma verdadeira disputa pelo lugar de estacionar, uma imposição de forças para passar primeiro na fila de carros e por aí a fora as “guerrilhas de poder” para sair na frente. Fico pensando para quê os pais estão deixando seus filhos nas escolas, será que é para aprenderem a ser “educados”, pois, se esse for o motivo, acredito que o tiro está saindo pela culatra, pois o exemplo dos próprios pais está deixando a desejar, porém se o objetivo de levarem os filhos para as escolas for apenas ganharem títulos para entrarem nas disputas da vida quando adulto então está OK, mas é preciso lembrar que eles quando adultos irão entrar em grandes disputas, como aquelas na idade média, nas arenas com leões e gladiadores, pois este será o perfil dos adultos de amanhã, caso ainda não seja o perfil de muitos adultos de hoje.
A sociedade está demorando demais para observar e compreender que o quê está faltando no povo para uma vida melhor é EDUCAÇÃO, é filosofia de vida que dê base e ferramentas para um indivíduo tornar-se PESSOA. Pessoa ao pé da letra, pessoa com integridade, com responsabilidade, com compromisso social para as novas gerações e o equilíbrio do Planeta.
Hoje observo na clínica que as pessoas não sabem nem para que estão vivendo, o índice de casos de Depressão, Pânico é assustador, quase uma “normalidade”, onde é comum ir à farmácia comprar anti-depressivos, ansiolíticos e todos vêem isso como algo corriqueiro, do dia a dia.
Esta situação não é corriqueira, não faz parte do dia a dia. Ela é fruto de um desequilíbrio social. Ela é doentia, é o reflexo de uma bola de neve, onde ninguém pára e observa o que está acontecendo, ninguém pára para rever seus valores, seus objetivos de vida, o quê está bom e o quê não está bom. As pessoas vão vivendo freneticamente sem tempo de refletir, não se dão esse tempo, por que muitos acham que se dar tempo para refletir e rever suas vidas é “perder tempo” e hoje tempo é literalmente dinheiro.
Acredito que ninguém possa viver sem ter seus ganhos financeiros, isso faz parte do desenvolvimento de cada um, mas seria muito mais sábio evoluir e lucrar praticando a BOA EDUCAÇÃO, a GENTILEZA, simplesmente praticando o bem, pois se o outro estiver bem, automaticamente o caminho de cada um será mais tranqüilo e fácil de trilhar, todos terão menos pedras no caminho, porque o equilíbrio social irá preponderar, ninguém irá tirar nada de ninguém pois não haverá necessidade, todos irão se complementar, porque as pessoas precisão umas das outras, dependem umas das outras, nenhum humano é onipotente .
O que falta é coragem nas pessoas de praticar a boa educação sem o receio de serem prejudicadas ou vistas como “tolas” nessa iniciativa.
As pessoas precisam perceber que “tolo” é continuar auxiliando no desequilíbrio social. As escolas deveriam ter como meta promover projetos para o Equilíbrio Social, envolver os pais de seus alunos nesses projetos, isto é EDUCAR.
Vamos acordar, vamos começar a colocar nossa atenção no BEM, no melhor das pessoas, vamos voltar a ser GENTE. O desequilíbrio do Planeta é o reflexo do que o homem está fazendo para os outros e para si mesmo.



Eliane Pisani Leite
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário