sábado, 12 de julho de 2014

Tratamento Psicopedagógico




Tratamento Psicopedagógico: “O que é?”    


Quando os pais são chamados para uma reunião na escola, surge mil dúvidas e anseios sobre qual será o tema de discussão com os professores e coordenadores. Algumas vezes os pais já sabem qual será o tema, outras, eles ficam ansiosos por saber.
O termo Psicopedagogia é razoavelmente recente, muitas pessoas não conhecem o seu significado. Há uma confusão com a palavra Psicologia – Pedagogia, enfim surge essa mesma confusão quando a escola solicita que os pais levem a criança a fazer um trabalho Psicopedagógico.
O termo Psicopedagogia  é uma junção das palavras Psicologia e Pedagogia, hoje já constitui curso de pós graduação em faculdades reconhecidas, cursos com carga horária acima de dois anos de formação.
Neste trabalho o profissional desenvolve tarefas que engloba tanto aspectos psicológicos quanto aspectos pedagógicos, ressalvando que não se assemelha a um tratamento psicológico, pois este deverá sempre ser realizado por um psicólogo formado em faculdades de graduação.
O trabalho psicopedagógico constitui uma série de atividades para trabalhar habilidades de raciocínio, geralmente voltados para as Dificuldades de Aprendizagem especificas do cliente que está em tratamento. Algumas vezes essas atividades podem estarem voltadas para a concentração, memória, compreensão de textos e leituras, raciocínio lógico ou abstrato, caçulos, escrita, organização espaço-temporal, coordenação motora, entre outras.
Geralmente são trabalhos específicos, podem algumas vezes trabalhar os conteúdos escolares que estão sendo ensinados ao aluno, porém essa não é a prioridade do trabalho. A prioridade são as habilidades de raciocínio que estão em defasagem, o conteúdo escolar daquele ano letivo é deixado para que um professor particular trabalhe com o aluno, pois o trabalho do Psicopedagogo vai além das lições de casa, é algo mais profundo e dinâmico.
Geralmente quando o trabalho psicopedagógico está sendo focado no sujeito que não aprende, é indicado que tanto a família quanto a escola sejam orientadas para dar suporte ao trabalho.
Na orientação familiar procura-se esclarecer a todos os membros que tipo de problema o nosso cliente apresenta, esse esclarecimento muitas vezes colabora efetivamente para a melhora, pois o fato de não se compreender o funcionamento daquele que está apresentando dificuldades, faz com que o grupo familiar “sofra” em conjunto, criando desentendimento entre os membros.


Eliane Pisani Leite


Psicólogia  Psicopedagogia

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