sábado, 12 de julho de 2014

O que é Neuropsicopedagogia?





O QUE É NEUROPSICOPEDAGOGIA

Antes das definições clássicas do que seja a Neuropsicopedagogia, acredito que seja de suma importância, o esclarecimento de como nasceu essa especialidade.
No nosso trabalho clínico diário, observamos a necessidade de ampliar os conhecimentos em áreas antes não desenvolvidas. Observamos que a clínica se depara com casos que fogem de seu foco necessitando o auxílio de outras especialidades. Por esse motivo a ampliação e investigação nesse novo campo do conhecimento unindo áreas que se complementam, vem contribuir para que nosso olhar clínico avance num aperfeiçoamento muito mais detalhado e esclarecedor.
Entendo que agora já estamos aptos a entender as definições oficiais sobre esse novo termo.

Neuropsicopedagogia é a "Abordagem neurológica de distúrbios e de
incapacidades de aprendizagem. A Neuropsicopedagogia é de grande
utilidade para o psicopedagogo clínico, pois possibilita o diagnóstico de
processos anormais na estrutura, na organização e no funcionamento do
sistema nervoso central, por meio de testes de avaliação neuropsicológica,
aplicáveis a indivíduos portadores de problemas de aprendizagem". 

(Rodrigues, Roberto. In: REVISTA CAESURA. Pelotas (RS): Universidade
Católica, n.9, 1996, p.34-40.)" 
“Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica, estuda e intervenciona frente à aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva”.
INSTEIN Apud SCOZ:2007
“Área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil sócio – econômico,a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética , congênita ou adquirida.”
ROTTA Apud COSENZA:2010

A dificuldade de aprendizagem e/ou de relacionamento interpessoal pode levar a
criança ou o adolescente e sua família a uma situação de desorientação
diante de suas dificuldades.   Esses sentimentos de inadequação transformam uma simples aula diária em uma Instituição de Ensino numa verdadeira “tortura” ao estudante, fazendo com que a família instruída procure ajuda a fim de investigar o que está acontecendo nesse processo especifico de aprendizagem.

Quando o neuropsicopedagogo for um profissional formado em Psicologia e Psicopedagogia, ele terá um vasto conhecimento no funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações, informações, estímulos captados pelos diversos sensores neuronais para, a partir desse entendimento, poder elaborar um tratamento com metodologia e instrumentos necessários para a melhora clinica do indivíduo que estiver em avaliação.
Este profissional possui os conhecimentos necessários sobre as anomalias neurológicas, psiquiátricas e distúrbios existentes, para desenvolver  um trabalho de acompanhamento pedagógico, cognitivo e emocional.

O trabalho clínico realizado por este profissional constitui um dos elementos mais importantes para desenvolver e estimular a plasticidade cerebral formando novas "sinapses", para um verdadeiro processo ensino-aprendizagem de qualidade.

Eliane Pisani leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário