sábado, 12 de julho de 2014

Quando devemos fazer um Psicodiagnóstico




QUANDO DEVEMOS FAZER UM PSICODIAGNÓSTICO?


Em primeiro lugar devemos entender o significado de Psicodiagnóstico, o que isso significa?
Este é um trabalho especializado desenvolvido por Psicólogos ou Psicopedagogos, que visa o esclarecimento dos fatores que estão causando determinados problemas em um indivíduo. Esta seria uma definição simplificada do trabalho realizado.
Para se efetuar um Psicodiagnóstico o profissional utiliza vários instrumentos de trabalho, como por exemplo testes, entrevistas e dinâmicas de grupo ou individual. Tudo isso com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento psíquico daquele indivíduo e dessa forma fazer a intervenção terapêutica necessária baseada no laudo obtido.
Muitas pessoas ficam em dúvidas se esta no momento certo para esse trabalho ou se é apenas um fato passageiro que o tempo resolve, nem sempre essa é a conduta mais correta. Vejamos por exemplo o caso de professores que ao lidar com alunos que estão apresentando comportamento inadequado em sala de aula, ou mesmo crianças que apresentam qualquer dificuldade de aprendizagem, ficassem esperando que o problema se resolvesse por si só. Teríamos, isto sim, uma camada de adolescentes que foram arrastados em seu processo de aprendizagem, porque não foram assistidos a tempo hábil, a fim de terem recebido ajuda no momento oportuno.
Fatos como estes não são difíceis de encontrarmos, acredito é sempre melhor errar pelo excesso que pela falta. O prejuízo para a vida pessoal que uma demora no diagnóstico pode causar, muitas vezes pode ter um dano irreversível.
Devemos sempre que possível observar a realidade sem lentes coloridas, pois dessa forma estaríamos vendo aquilo que nossos olhos querem ver e não o que realmente esta acontecendo.
No nosso dia a dia estamos envolvidos com pessoas e muitas vezes famílias que rejeitam qualquer tipo de intervenção e ajuda alegando que os fatos são algo comum e que acontece em qualquer família. Isto pode ser uma verdade, porém é justamente por ocorrer em várias famílias que tornou-se objeto de estudos para a prevenção e tratamento desses problemas, sejam eles de aprendizagem ou de comportamento.
A melhor forma de saber se o momento é oportuno ou não para um diagnóstico, é usar o bom senso e a vontade de melhorar aquilo que se pode melhorar.



                                                                           ELIANE PISANI LEITE


                                                                                   PSICÓLOGA – PSICOPEDAGOGA 

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