QUANDO DEVEMOS FAZER UM PSICODIAGNÓSTICO?
Em primeiro
lugar devemos entender o significado de Psicodiagnóstico, o que isso significa?
Este é um
trabalho especializado desenvolvido por Psicólogos ou Psicopedagogos, que visa
o esclarecimento dos fatores que estão causando determinados problemas em um
indivíduo. Esta seria uma definição simplificada do trabalho realizado.
Para se efetuar
um Psicodiagnóstico o profissional utiliza vários instrumentos de trabalho,
como por exemplo testes, entrevistas e dinâmicas de grupo ou individual. Tudo
isso com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento psíquico daquele indivíduo
e dessa forma fazer a intervenção terapêutica necessária baseada no laudo
obtido.
Muitas pessoas
ficam em dúvidas se esta no momento certo para esse trabalho ou se é apenas um
fato passageiro que o tempo resolve, nem sempre essa é a conduta mais correta.
Vejamos por exemplo o caso de professores que ao lidar com alunos que estão
apresentando comportamento inadequado em sala de aula, ou mesmo crianças que
apresentam qualquer dificuldade de aprendizagem, ficassem esperando que o
problema se resolvesse por si só. Teríamos, isto sim, uma camada de
adolescentes que foram arrastados em seu processo de aprendizagem, porque não
foram assistidos a tempo hábil, a fim de terem recebido ajuda no momento
oportuno.
Fatos como estes
não são difíceis de encontrarmos, acredito é sempre melhor errar pelo excesso
que pela falta. O prejuízo para a vida pessoal que uma demora no diagnóstico
pode causar, muitas vezes pode ter um dano irreversível.
Devemos sempre
que possível observar a realidade sem lentes coloridas, pois dessa forma
estaríamos vendo aquilo que nossos olhos querem ver e não o que realmente esta
acontecendo.
No nosso dia a
dia estamos envolvidos com pessoas e muitas vezes famílias que rejeitam
qualquer tipo de intervenção e ajuda alegando que os fatos são algo comum e que
acontece em qualquer família. Isto pode ser uma verdade, porém é justamente por
ocorrer em várias famílias que tornou-se objeto de estudos para a prevenção e
tratamento desses problemas, sejam eles de aprendizagem ou de comportamento.
A melhor forma
de saber se o momento é oportuno ou não para um diagnóstico, é usar o bom senso
e a vontade de melhorar aquilo que se pode melhorar.
ELIANE PISANI LEITE
PSICÓLOGA – PSICOPEDAGOGA
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