segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Linguagem e aprendizagem


APRENDIZADO ATRAVÉS DA LINGUAGEM



Vigotsky e seus colaboradores em suas pesquisas com crianças, chegaram a algumas conclusões a respeito da importância da linguagem para o aprendizado.
Em seus estudos observaram um grupo de crianças pequenas e um grupo de macacos primatas. A tarefa era apanhar um objeto com o auxílio de um instrumento, como por exemplo uma vara. Observaram que o grupo de crianças emitia sons – “falavam sozinhas” (o que chamamos de fala egocêntrica) ao elaborar manobras para atingir a meta de apanhar o objeto, e dessa forma enriqueciam o número de opções para efetuar tal tarefa, enquanto que o grupo de macacos mantinham o mesmo repertório.
Desses estudos Vigotsky constatou que a fala é um elemento que favorece o aprendizado bem como transforma o ser humano na espécie animal com nível intelectual superior às demais espécies.
A criança compreende e controla seu mundo através da linguagem. Ao denominar coisas e o que faz, descobre que pode pensar em objetos e pessoas que não esta vendo. Melhor ainda: consegue imaginar situações.
Com o desenvolvimento a criança vai mudando sua forma de falar.
Primeiro, a fala se dá pelo simples prazer de emitir sons, chamar a atenção e, principalmente, para ela mesma, porém nesse momento sua fala não é comunicativa – esta é a fase da fala egocêntrica – é comum nesse período observarmos duas crianças juntas falando, porém sem se compreenderem, pois não há a intenção de manter diálogo com o outro.
A criança pequena acredita que todos os acontecimentos existem por causa dela. Por exemplo: o Sol esta brilhando porque ela queria ir ao clube naquele dia. Como também pode falar os efeitos da natureza, para modificar os acontecimentos: “Fique quieto, Trovão!”.
À medida que cresce começa a querer manter um diálogo com o meio em que vive, passando a prestar atenção no que os outros dizem. Nesse período poderá cometer erros como por exemplo “eu fazi” em lugar de “eu fiz”, nessas situações basta repetir a frase de forma correta para que ela corrija a fala.
Algumas dicas para ajudar a criança a falar corretamente são: ler livrinhos de estórias infantis, conversar muito com a criança, promover discussões de temas específicos em salas de aula, elaborar com toda a classe uma redação, onde o professor escreve na lousa e todos os alunos contribuem para a formulação do texto, dessa forma a criança aprende a forma correta de falar como também se familiariza com as letras.


Eliane Pisani Leite
                                               Autora do livro: Pais EducAtivos
                                                            www.itegui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário