APRENDIZADO ATRAVÉS DA LINGUAGEM
Vigotsky e seus colaboradores em
suas pesquisas com crianças, chegaram a algumas conclusões a respeito da
importância da linguagem para o aprendizado.
Em seus estudos observaram um
grupo de crianças pequenas e um grupo de macacos primatas. A tarefa era apanhar
um objeto com o auxílio de um instrumento, como por exemplo uma vara.
Observaram que o grupo de crianças emitia sons – “falavam sozinhas” (o que
chamamos de fala egocêntrica) ao elaborar manobras para atingir a meta de
apanhar o objeto, e dessa forma enriqueciam o número de opções para efetuar tal
tarefa, enquanto que o grupo de macacos mantinham o mesmo repertório.
Desses estudos Vigotsky constatou
que a fala é um elemento que favorece o aprendizado bem como transforma o ser
humano na espécie animal com nível intelectual superior às demais espécies.
A criança compreende e controla
seu mundo através da linguagem. Ao denominar coisas e o que faz, descobre que
pode pensar em objetos e pessoas que não esta vendo. Melhor ainda: consegue
imaginar situações.
Com o desenvolvimento a criança
vai mudando sua forma de falar.
Primeiro, a fala se dá pelo
simples prazer de emitir sons, chamar a atenção e, principalmente, para ela
mesma, porém nesse momento sua fala não é comunicativa – esta é a fase da fala
egocêntrica – é comum nesse período observarmos duas crianças juntas falando,
porém sem se compreenderem, pois não há a intenção de manter diálogo com o
outro.
A criança pequena acredita que
todos os acontecimentos existem por causa dela. Por exemplo: o Sol esta
brilhando porque ela queria ir ao clube naquele dia. Como também pode falar os
efeitos da natureza, para modificar os acontecimentos: “Fique quieto, Trovão!”.
À medida que cresce começa a
querer manter um diálogo com o meio em que vive, passando a prestar atenção no
que os outros dizem. Nesse período poderá cometer erros como por exemplo “eu
fazi” em lugar de “eu fiz”, nessas situações basta repetir a frase de forma
correta para que ela corrija a fala.
Algumas dicas para ajudar a
criança a falar corretamente são: ler livrinhos de estórias infantis, conversar
muito com a criança, promover discussões de temas específicos em salas de aula,
elaborar com toda a classe uma redação, onde o professor escreve na lousa e
todos os alunos contribuem para a formulação do texto, dessa forma a criança
aprende a forma correta de falar como também se familiariza com as letras.
Eliane Pisani Leite
Autora do livro: Pais EducAtivos
www.itegui.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário