Desenvolvimento Motor Infantil
Quando
falamos em Desenvolvimento Mental Infantil não podemos esquecer do
desenvolvimento motor cuja importância é extremamente fundamental. Isto
significa que a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Disso
também depende sua saúde física e mental, afinal é através do corpo que a
criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo
sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si
mesma.
Na
mobilidade corporal atuam um conjunto de músculos que fazem parte da ação
coordenada do tipo voluntário, nesta ação observa-se o amadurecimento das
estruturas neurais, dos ossos, tendões e alguns tecidos corpóreos que juntos
desencadeiam a coordenação motora. Porém isso não significa que devamos
pressionar a criança para que realize movimentos prematuros; porque isso
poderia desencadear uma série de efeitos desfavoráveis que poderiam acabar por
deixar a criança retraída, cheia de temores e tensões.
O
papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da criança do
decorrer de seu desenvolvimento é de suma importância, pois, a estimulação
precoce incentiva essa cadeia muscular a adquirir destreza e reflexos.
O
desenvolvimento motor é observado desde o terceiro mês de gestação, quando o
feto começa a movimentar membros inferiores e superiores, depois no quarto mês
observamos os famosos “pontapés” dos quais as mamães se referem.
A
coordenação dinâmica global e o equilíbrio são resultados de uma sintonia
perfeita entre ações musculares em repouso e em movimento.
A
tomada de consciência do corpo requer a atuação de habilidades cognitivas
específicas, por esse motivo o desenvolvimento motor no decorrer dos primeiros
anos de vida da criança, está em estreita relação com a inteligência, pois
geralmente a criança que apresenta uma dificuldade motora, pode sofrer um
atraso no seu desenvolvimento intelectual.
O
equilíbrio efetua-se através de exercícios para o equilíbrio dinâmico e
estático. A postura constitui o padrão motor básico que garante a posição do
corpo em seu equilíbrio energético respeitando o centro de gravidade. Existem
conexões correspondentes a mecanismos de auto-regulação entre cerebelo e os
centro superiores do córtex cerebral onde se encontram os esquemas de conduta
motora mais diferenciados. Por esse motivo a postura básica deve ser respeitada
em qualquer movimento.
De
acordo com indicações de Condemarin (1.989), os exercícios para o
desevolvimento da coordenação dinâmica global são realizados com a finalidade de
aperfeiçoar o automatismo corporal. Entre estes exercícios a autora cita : a
marcha, engatinhar, arrastar-se, marcha sobre uma barra de madeira, exercícios
que promovam o equilíbrio estático e dinâmico, o balancin, a cama elástica,
pular corda, jogar bola, relaxamento, flexões entre outros.
A
falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de fatores, como:
estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para
desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Algumas
causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor,
podemos citar: as de origem neurológica, deficiência no controle dos
esfíncteres, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos
de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional
podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de
personalidade.
Com
o acompanhamento de profissionais ligados às áreas de movimentação corporal, a
habilidade pode melhorar muito em termos de velocidade, firmeza e força.
Nestes
casos as indicações podem ser desde a natação, jogos esportivos e exercícios
dirigidos.
Eliane Pisani
Leite
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