segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Escolha profissional na adolescência


ADOLESCÊNCIA E ESCOLHA PROFISSIONAL


Como se não bastasse o adolescente estar vivendo uma das fases mais difíceis de seu desenvolvimento, ainda precisa tomar a decisão de uma carreira profissional.
Muitas são as dúvidas desse momento, os pais ou os adultos que o cercam fazem sugestões, falam do mercado de trabalho, das dificuldades de levar uma carreira adiante em vista de tantas dificuldades que a sociedade e o mercado financeiro impõe. Com freqüência, a garotada se vê diante de um dilema: escolher entre uma profissão que, aparentemente, vai render mais dinheiro, ou dar preferência a um trabalho de menos futuro, mas que o interessa mais.
Na verdade, os jovens ainda estão distantes das dificuldades apresentadas pelo nosso disputado mercado de trabalho. Cabe aos pais a tarefa de orientar, porém sempre tomando o cuidado de não impor seus próprios anseios que não foram concretizados. Para isso, basta lembrar que o jovem já tem noção das coisas que gosta e já consegue fazer escolhas sem a ajuda dos adultos que o cercam. Embora lhe falte experiência para encarar os fatos como realmente são, a decisão final deve partir dele.
Os pais tem algumas opções que podem ajudar os filhos nessa escolha:
-          procurar ajuda profissional para um trabalho de orientação vocacional, onde o objetivo será uma análise de personalidade para um diagnóstico de quais as áreas que esse jovem poderia fazer render mais os seus talentos;
-          adquirir revistas voltadas ao estudante em fase pré-vestibular, embora a melhor fase para começar a pensar no assunto seria ainda no ensino fundamental, antes de ingressar para o ensino médio (colegial). Nessas revistas são demonstradas pesquisas sobre o mercado de trabalho, área de atuação, vagas nas faculdades, e ainda trazem o perfil das melhores faculdades;
-          algumas escolas possuem em seu quadro de profissionais, pedagogos e psicopedagogos que também fazem um trabalho de orientação que poderá ajudar na tomada de decisão nessa fase;
-          e acima de tudo muito dialogo para verificar qual a verdadeira vocação do adolescente.
Acredito que as escolas devam se mobilizar para oferecer essa ajuda aos jovens. Pois quando trabalhamos com gosto pelo que fazemos, os frutos amadurecem e crescem com  mais facilidade.
Lembrando que nós adultos também tivemos que passar por esses momentos e  no entanto estamos aqui, e espero que todos de bem com a vida, fica mais fácil facilitar e amenizar a difícil tarefa da escolha profissional.

                                                                   Eliane Pisani Leite
                                                           Autora do livro: Pais EducAtivos
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário