DIFICULDADES MATEMÁTICAS E DISLEXIA
Nos últimos artigos tenho
mencionado muito sobre a Dislexia como dificuldades na leitura e escrita. Essa
definição faz com que muitas pessoas pensem que a Dislexia afeta somente a
ortografia e leitura, o que não é verdade, pois afeta inclusive a matemática.
Para compreendermos melhor essa
dinâmica, vejamos um trecho extraído do fascículo do Sub-Comitê de Psicologia
da Associação Britânica de Dislexia, traduzido para publicação da Associação
Brasileira de Dislexia – ABD.
“Muitos disléxicos têm
dificuldade para adquirir rapidez e fluência em simples cálculos: +,-, x, :, e
na tabuada, mas eles poderão ter, não obstante, boa habilidade em matemática”.
Isso ocorre porque não há áreas
do cérebro que só se ocupem especificamente da leitura e soletração. As áreas
usadas para a linguagem escrita são usadas também para outros materiais
simbólicos, incluindo números, gráficos, etc. Assim, se há um problema nessas
partes do cérebro, será afetado o processamento eficiente de qualquer material
simbólico, linguagem e matemática incluídos.
Tanto a linguagem escrita quanto
a matemática são representadas por símbolos, por exemplo: o número três “3”,
trás a idéia de três unidades que poderiam ser representadas por três
elementos, como- # # #, ou ainda ter simplesmente qualidade de três.
Ao considerarmos esses conceitos
não é de surpreender que indivíduos com dificuldades na linguagem do tipo de
dislexia tenham freqüentemente dificuldades em matemática.
Um indicador muito simples é a
inabilidade para contar para trás de dois em dois ou de três em três, começando
por exemplo de 30, ou falar qual número está 5 lugares antes de 21.
Uma das maiores preocupações de
educadores e pais , diz respeito à tabuada.
A idéia principal da tabuada é
reduzir o tempo de cálculos, mas, como freqüentemente prolonga o tempo para os
cálculos dos disléxicos, a melhor alternativa seria oferecer materiais
auxiliares como esquadros, linhas numeradas, ou calculadoras, em vez de
obrigá-los a grandes esforços.”
Existem vários outros fatores que
dificultam o trabalho matemático para crianças disléxicas, porém esses
mencionados são os que mais chamam a atenção, de forma muito simplista, pois na
verdade para cada operação matemática existem várias operações realizadas pelo
cérebro que ficaríamos horas descrevendo-as.
O mais importante é ter a
conscientização do problema e dessa forma tentar ajudar a criança, ao invés de
recriminá-la, porém antes de qualquer coisa é necessário lembrarmos que a
dislexia deve ser diagnosticada por profissionais competentes e isso implica
numa equipe multidisciplinar.
O cálculo mental sem utilização
de calculadoras é muito importante para aquisição de maiores habilidades de
raciocínio, por isso a indicação de uso de tais instrumentos auxiliares fica por
conta de crianças disléxicas.
NOTA: É necessário um bom
diagnóstico com uma equipe multidisciplinar e mesmo assim com pessoas sérias e
com boa formação, pois hoje vejo muitas pessoas serem rapidamente
diagnosticadas como Disléxicas, enquanto que na verdade apenas possuem
problemas específicos, como por exemplo: Disgráfia, Disortografia, Discálculia,
Dificuldades de Memória entre outros ou até mesmo emocionais.
Quanto ao tratamento se a
Dislexia for predominantemente visual é indicado procurar um Psicopedagogo e se
for auditiva, a indicação é o Fonoaudiólogo.
Eliane Pisani
Leite
Autora dos livros:
·
Pais
EducAtivos;
·
Brinquedos
e brincadeiras;
·
A
importância da mulher.
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