ALFABETIZAÇÃO: UMA
NOVA ETAPA
É muito comum hoje em dia as crianças irem para escola bem cedo. A
nomenclatura do estágio que a criança esta varia de escola para escola, para
algumas chamam de Jardim, para outras pode ser Pré 1, Pré 2 e assim por diante,
mas o que vale mesmo é que para cada fase existem algumas atividades e
situações oferecidas à criança para prepara-la
para o processo de alfabetização.
Quando a criança termina o Jardim, geralmente já esta familiarizada
com todas normas e regras que estimulam a disciplina sobre seu comportamento
enquanto estudante.
É comum nesse momento os pais decidirem se a criança continua numa
escola de pequeno porte ou se será matriculada numa escola de grande porte.
Essa decisão varia de acordo com as expectativas de educação que os pais
pretendem dar à criança.
Em qualquer situação quando os pequenos entram para uma turma de
alfabetização, é um momento de novidade em suas vidas, e tudo que é novo traduz
uma certa ansiedade, pois agora as responsabilidades aumentam e ela vai ter que
estudar de verdade.
Em meu trabalho clínico observo que ao contrário do que pensa
alguns pais, o fato de entrarem para alfabetização, ao trazerem as lições de
casa, a ajuda do adulto é muito importante, pois por mais que a escola se
esforce para oferecer um estudo de qualidade, cada criança tem seu ritmo de
estudo, seu próprio tempo para efetuar uma tarefa, sendo que umas são rápidas
outras levam horas para terminar uma lição, sendo assim o adulto precisa estar
atento às necessidades da criança e colaborar em suas atividades, o que não
significa fazer por ela, mas sim ajudá-la, estes são gestos de atenção e
representam maior segurança para a criança.
Antes era muito importante para algumas famílias que seu filho
desempenhasse um ótimo papel na escola enquanto um aluno de destaque. Porém os
novos estudos a respeito da inteligência humana mostram que existem diferenças
nos dons de cada ser humano e que devem ser respeitados, por exemplo uma
criança pode ser ótima em matemática, mas péssima em português, essa pode ser
uma característica de habilidade de raciocínio dela, não significa que ela não deva se esforçar
para melhorar em matemática, mas seu desempenho sempre será melhor em
português. Desejar que um filho seja o
primeiro aluno da classe pode não ser tão vantajoso como alguns pais acreditam,
pois essa honra tem um preço alto a ser pago pela criança que precisa sempre
mostrar-se a melhor. Caso a criança tenha muita facilidade para os estudos e
isso acontecer naturalmente, ótimo, pois ela não precisa viver em função de
suprir as expectativas dos adultos.
São comuns alguns problemas de ordem orgânica que os pais precisam
estar atentos.
Os problemas de visão costumam causar dor de cabeça toda vez que a
criança tiver que se concentrar por longo período em uma tarefa, e esse
desconforto faz com que ela desvie a atenção e fique agitada. Se não houver
nenhum sintoma o ideal é que faça um exame oftalmológico entre os quatro e
cinco anos de idade.
Por volta dos três anos de idade é muito comum que a criança se
expresse mal e faça algumas trocas de letras ou mesmo omita fonemas. Quando a
situação persiste a própria escola costuma chamar a atenção dos pais e
solicitar uma avaliação fonoaudiológica. O adulto pode ajudar muito quando tem
o hábito de conversar com a criança, como também fazer leituras com ela.
Os problemas de ordem auditiva também atrapalham muito o processo
de alfabetização. Um sinal é quando o a criança não é capaz de distinguir
claramente os sons, ou seja, discernir sons semelhantes, como t e d
ou b e p. Algumas criança acabam perdendo o interesse pelos estudos ou
mostram-se apáticas e com dificuldade de se expressar, nesses casos os pais
devem fazer uma avaliação para achar a causa.
Outro tipo de problema que pode causar desconforto são os problemas
de ordem ortopédica. Atualmente os ortopedistas fazem intervenção a partir dos
dois anos de idade, antes disso pés chatos ou pernas tortas são tratados só com
exercícios.
Tanto para adultos como para crianças é muito saudável andar
descalça, principalmente andar na areia.
Estando atento a todos esses problemas, será meio caminho andado
para auxiliar no processo de alfabetização, evitando transtornos desagradáveis
e desnecessários.
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